Desde 2020 o e-commerce brasileiro vive um bom momento. Os números deixam claro que o comércio eletrônico vive sua melhor fase. A busca por novas formas de pagamento vem se tornando o foco dos varejistas que lutam constantemente contra a taxa de abandono de carrinhos que chega aos 60% em mais de 61 milhões de consumidores sem acesso aos serviços bancários e cartão de crédito.
Atuando neste cenário digital, a Oh Soluções, em parceria com a Koin, desenvolveu um módulo que deve revolucionar o cenário dos carrinhos abandonados, abaixando essa taxa de 60% nos próximos meses.
Crediário digital: por que o parcelamento no boleto e Pix são as grandes tendências
O parcelamento das compras é um velho conhecido dos brasileiros. Afinal, é por meio dele que muitos consumidores conseguem adquirir produtos de ticket médio maior, aumentar seu poder de compra e, assim, serem incluídos financeiramente no mercado. Acontece que, até pouco tempo, essa possibilidade de crédito estava restrita às lojas físicas. Na Internet, ou se pagava à vista no boleto ou no cartão, o que ainda é algo distante de muitos.
O crediário digital não pôde ignorar outra forma de pagamento que, mesmo recente, já caiu no gosto do consumidor: o Pix. Criado em outubro de 2020, de acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, possibilitou que mais de 40 milhões de pessoas fizessem sua primeira transferência bancária. Porém, no e-commerce, o Pix esbarrava no mesmo problema que já era visível no boleto: o pagamento só à vista.
Ou seja, o crediário digital consegue unir essas duas realidades, uma delas já consolidada (Boleto) entre os consumidores e outra atual (Pix), mas que não pode ser ignorada.
O que o varejista tem a ganhar com o parcelamento no boleto e Pix
Como você pôde perceber, embora o e-commerce já tenha números surpreendentes, há espaço para que eles sejam ainda melhores. Ao oferecer mais uma opção de pagamento no checkout, há um estímulo natural à conversão. Afinal, até chegar ali, o consumidor já explorou a loja, escolheu os produtos e está disposto a fechar negócio. Passar por toda a jornada de compra e não poder concluí-la é frustrante para o cliente – e também, claro, para o varejista.
Por outro lado, quando é oferecido a ele um meio de pagamento que o inclua, além da conversão, as chances de recorrência de compra também aumentam.
Outro motivo para ficar de olho no parcelamento no boleto e Pix é o ticket médio. Segundo uma pesquisa realizada pela Cardify publicada na Forbes, metade dos entrevistados relataram gastar entre 10% e 40% acima do planejado quando o CDC está habilitado no checkout.
Vendo o potencial que o parcelamento no boleto e o Pix têm no varejo brasileiro, é bem possível que, o crediário digital passe a ser o queridinho dos consumidores por aqui também.