O relatório de 2017 da Benchmark mostrou maiores informações sobre uma estimativa de 80% de entrega de e-mails em caixa de entrada e 20% das mensagens são desviadas para pasta Spam ou bloqueadas por algum motivo.
Como funcionam os e-mails?
Para que seu e-mail enviado seja entregue ao seu destinatário ( Envio/Origem – Entrega/Destino), exemplo:
Envio de suporte@ohsolucoes.com.br para joao@gmail.com para que seja entregue é necessário que o servidor de e-mails da OH Soluções esteja funcionando corretamente no momento do envio para que a mensagem seja entregue ao seu destinatário.
Um serviço de e-mail é feito de forma que o provedor de envio tente entregar o e-mail em até 48 ou 72 horas.
Caso não consiga entregar deverá retornar uma mensagem de erro, explicando por qual motivo não foi entregue.
Se o remetente não recebeu a mensagem de erro é porque ela sumiu no meio do caminho, isso ocorre quando provedores que não dimensionam seus serviços de e-mails, em um momento de dificuldade ao invés de esperar a fila andar, apaga os e-mails no caminho para aliviar a fila de entrega de seus e-mails.
Neste caso a mensagem é simplesmente apagada e não tem nenhuma mensagem de erro.
Mensagem de Erro
Quando uma mensagem de erro chega em seu destino, ela deve retornar uma mensagem como essa a baixo:
——————Ínicio————————————————|
This message was created automatically by mail delivery software.
A message that you sent could not be delivered to one or more of its
recipients. This is a permanent error. The following address(es) failed:
ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br
(generated from joao22@ohsolucoes.com.br)
The mail server could not deliver mail to ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br.
The account or domain may not exist, they may be blacklisted, or missing the proper dns entries.
Reporting-MTA: dns; vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br
Action: failed
Final-Recipient: rfc822;ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br
Status: 5.0.0
Esse erro indica que a conta de e-mail ou domínio não existe ou pode estar listado em blacklist.
Sendo assim é preciso apurar o erro para entender o que realmente está errado.
E se não tiver mensagem de erro?
Sem uma mensagem fica extremamente difícil de analisar.
Desta forma indicamos utilizar serviços de consultas de DNS e RBL para tentar checar se existe problema em um dos provedores (Origem ou Destino).
Alguns sites utilizados para testes:
https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx
https://www.mail-tester.com/
Outras dicas
1 – Verifique se o emissor escreveu corretamente o e-mail do remetente;
2 – Verifique se o e-mail não caiu na caixa de spam;
3 – Verifique se existe alguma regra dentro do WebMail que está impedindo o e-mail de chegar;
4 – Consulte se o servidor está em alguma RBL https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx ;
5 – Faça uma verificação no e-mail usando o site https://www.mail-tester.com .
Páginas relacionadas
– Portas e conexões de POP e SMTP
– Como configurar meu e-mail em outlook – livemail – thunderbird – smartphones – g-mail