No post de hoje, falaremos sobre a estratégia do Marketing de Atração para conseguir melhores resultados para o seu negócio. Você sabe o que é o Marketing de atração e qual é a diferença para o Marketing tradicional? Neste post esclarecemos essas perguntas para você.
Gerenciar uma pequena empresa não é nada fácil. Lidar com as burocracias do dia a dia, cobranças financeiras, profissionais e pessoais, gerir os funcionários e ainda cuidar da publicidade é um desafio para os proprietários.
Muitas vezes pensamos em recorrer a soluções como panfletagem, promoções e anúncios em rádio ou TV para trazer clientes e resultados melhores ao negócio. Mas esse investimento é muito alto e o retorno normalmente não é tão recompensador.
Devemos pensar que o comportamento do seu público mudou e você, proprietário, precisa se reinventar, se ajustar e começar a investir em um Marketing mais atual.
Pelo menos 50% do seu público está conectado à internet. Por isso, esse é o melhor lugar para se fazer publicidade. E o melhor de tudo é que o custo do investimento é bem menor comparado às publicidades à moda antiga.
O Marketing de atração é uma metodologia que surgiu em 2006, nos Estados Unidos, com o objetivo de descobrir o comportamento das pessoas na internet. O objetivo do Marketing de atração é bem claro: atrair clientes. Mas não para por aí.
O conceito que está por trás do Marketing de Atração perpassa por quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.
A ideia principal é atrair o seu público para que ele se interesse pelo site da empresa, pela mensagem e, consequentemente, pelo produto.
Ao contrário do Marketing tradicional, as empresas estão investindo em um Marketing estratégico, no qual se pode alcançar o seu público-alvo de uma forma que traga resultados satisfatórios, mas sem ser tão direto e invasivo, como acontecia nas propagandas tradicionais na televisão, rádio e panfletos.
Você como consumidor já deve ter se deparado com esse novo modelo de Marketing, sendo em anúncios em páginas na internet, e-mail marketing e redes sociais. Esse tipo de conteúdo chama atenção para o seu negócio de forma sutil, atraindo o consumidor pela sua mensagem.
Utilizando ferramentas digitais próprias do Marketing de Atração, você consegue atingir diretamente o seu público específico: aquelas pessoas que realmente se interessam pelo tipo de produto que você vende. Ao contrário do Marketing Tradicional – que é quase como “dar tiro para todo lado” – você foca no público que já está mais inclinado a comprar o produto que você vende. Assim, as chances de conversão do cliente são muito maiores.
BLOG
Os blogs são uma ótima ferramenta de Marketing de Atração. Produzindo matérias interessantes, claras e objetivas, você conseguirá atrair o cliente com o seu conteúdo. Quando o cliente pesquisar sobre um assunto específico, encontrará o seu blog explicando o que ele procura.
Aposte sem medo no poder do blog para que sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo, com conteúdos relevantes para ter um início de um bom relacionamento com seu cliente.
MARKETING DE INFLUÊNCIA
Outra forma de atrair clientes são os posts pagos para serem publicados por blogueiros e influenciadores que condizem com o seu nicho. Essa é uma excelente opção para aumentar a visibilidade e credibilidade do seu negócio.
SEO
As técnicas de SEO são o caminho certo para o consumidor poder encontrar a sua empresa pelas ferramentas de busca.
É importante aprender a fazer pesquisas de palavra-chave e conhecer as melhores práticas para subir no rankeamento do Google. Essa é uma estratégia totalmente eficaz e que gera muitos resultados positivos.
Não importa o tamanho da sua empresa, o Marketing de Atração é a melhor maneira de atrair o público certo e aumentar as suas vendas. E tudo isso depende de você, como empreendedor. Está em suas mãos!