O relatório de 2017 da Benchmark mostrou maiores informações sobre uma estimativa de 80% de entrega de e-mails em caixa de entrada e 20% das mensagens são desviadas para pasta Spam ou bloqueadas por algum motivo.

Como funcionam os e-mails?

Para que seu e-mail enviado seja entregue ao seu destinatário ( Envio/Origem – Entrega/Destino), exemplo:

Envio de suporte@ohsolucoes.com.br para joao@gmail.com para que seja entregue é necessário que o servidor de e-mails da OH Soluções esteja funcionando corretamente no momento do envio para que a mensagem seja entregue ao seu destinatário.

Um serviço de e-mail é feito de forma que o provedor de envio tente entregar o e-mail em até 48 ou 72 horas.

Caso não consiga entregar deverá retornar uma mensagem de erro, explicando por qual motivo não foi entregue.

Se o remetente não recebeu a mensagem de erro é porque ela sumiu no meio do caminho, isso ocorre quando provedores que não dimensionam seus serviços de e-mails, em um momento de dificuldade ao invés de esperar a fila andar, apaga os e-mails no caminho para aliviar a fila de entrega de seus e-mails.

Neste caso a mensagem é simplesmente apagada e não tem nenhuma mensagem de erro.

 

Mensagem de Erro

Quando uma mensagem de erro chega em seu destino, ela deve retornar uma mensagem como essa a baixo:

 

 

——————Ínicio————————————————|

 

This message was created automatically by mail delivery software.

 

A message that you sent could not be delivered to one or more of its

recipients. This is a permanent error. The following address(es) failed:

 

ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br

(generated from joao22@ohsolucoes.com.br)

The mail server could not deliver mail to ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br.

The account or domain may not exist, they may be blacklisted, or missing the proper dns entries.

Reporting-MTA: dns; vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br

 

Action: failed

Final-Recipient: rfc822;ohsoluco@vpsohsolucoes.virtuaserver.com.br

Status: 5.0.0

 

Esse erro indica que a conta de e-mail ou domínio não existe ou pode estar listado em blacklist.

Sendo assim é preciso apurar o erro para entender o que realmente está errado.

 

E se não tiver mensagem de erro?

Sem uma mensagem fica extremamente difícil de analisar.

Desta forma indicamos utilizar serviços de consultas de DNS e RBL para tentar checar se existe problema em um dos provedores (Origem ou Destino).

 

Alguns sites utilizados para testes:

https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx

http://www.anti-abuse.org/multi-rbl-check/

https://www.mail-tester.com/

 

O que é RBL?

Real-time Blackhole Lists (RBL) são listas com IPs e domínios bloqueados e são atualizadas em tempo real.

Dados do cabeçalho da mensagem de e-mail, como o remetente utilizado, e a infraestrutura de onde se originou o envio, são analisados através desse tipo de lista.

Além de identificar os Spammers, este tipo de lista serve para que os provedores de e-mail também possam verificar se o responsável pelo envio da mensagem permite irregularidades, como por exemplo, o open relays, onde qualquer um que se conecta pode enviar e-mails a partir de sua estrutura, ou ainda os que permitem falsificar remetentes utilizando um e-mail que não faz parte do seu domínio.

A principal RBL que a Hostnet usa é a SPFBL: https://spfbl.net/

 

Outras dicas

1 – Verifique se o emissor escreveu corretamente o e-mail do remetente;

2 – Verifique se o e-mail não caiu na caixa de spam;

3 – Verifique se existe alguma regra dentro do WebMail que está impedindo o e-mail de chegar;

4 – Consulte se o servidor está em alguma RBL https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx ;

5 – Faça uma verificação no e-mail usando o site https://www.mail-tester.com .

 

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