Malware já é conhecido há muitos anos por causar danos aos computadores, websites e recentemente até aos Smartphones, e o número de usuários infectados por essa “praga virtual” cresce a cada dia, aumentando ainda mais a preocupação com a sua segurança online.

Todos os websites indexados na internet passam por rotinas de verificações todos os dias, essas verificações são feitas para identificar se existe algum tipo de ameaça na página (Malware, páginas falsas, entre outros), caso exista é exibido um alerta para conscientizar o visitante.

Certamente você já acessou algum website onde o navegador retornou um alerta informando que o site a seguir pode não ser seguro, ou muito provavelmente está acontecendo no seu website.

Imagem de representação do alerta:

As pessoas estão mais atentas aos Perigos da Internet e procuram cada vez mais informações antes de completar uma ação dentro de qualquer página na web, e ver um alerta como este pode no mínimo espantar o visitante.

Apesar de muitas vezes não causar nenhum dano estrutural no website, o Malware traz outros problemas maiores pois não será fácil reconquistar a confiança de um usuário que viu este alerta, principalmente se for uma Loja Virtual.

Mas não perca a cabeça, afinal de contas existe uma solução e você pode começar a aplicá-la agora!

Como remover o alerta de Malware do Google

Antes de partir para o tutorial e remover o alerta de Malware do Google é preciso resolver algumas situações, são elas:

  • Verifique as propriedades do seu website no Google Webmaster Tools.
  • Encontre e remova o Malware que está hospedado no seu website.
  • Corrija a vulnerabilidade que foi explorada na página (Converse com o seu desenvolvedor).
  • Coloque o site online novamente.

Você pode ainda concluir a segunda etapa sem esforço utilizando o SiteLock, esta ferramenta faz varreduras diárias nos arquivos do seu website a procura de Malware.

Segue o mesmo princípio de um antivírus porém para sites, caso não seja possível remover o Malware de imediato será enviado para quarentena.

Removendo o alerta

1- Faça login no Google Webmaster Tools, escolha o site verificado e em seguida selecione “Problemas de Segurança” no menu lateral.

2- Nesta página você poderá verificar todas as páginas que estavam infectadas, e se tiver certeza de que o website já está limpo selecione “Eu resolvi estas questões” e em seguida “Solicitar uma análise“.

 

3- Nesta etapa você deve descrever como foi o processo de limpeza do seu website, caso você não descreva não será possível solicitar a análise, assim que tiver terminado clique em “Solicitar uma análise“.

Missão cumprida! Agora basta esperar a análise do Google! Caso você esteja com dificuldades para completar o processo pode entrar em contato com o Grupo de ajuda do Google e solicitar mais informações.

Grupo de ajuda do Google – https://productforums.google.com/forum/#!topicsearchin/chrome-pt/alerta$20de$20malware

Lembre-se de que se o website não estiver completamente limpo você não conseguirá remover o aviso de Malware do Google, nesse caso você poderá ver as páginas que ainda se encontram infectadas no painel “Problemas de segurança” do Webmaster Tools.

Ao invés de se preocupar em encontrar todos os Malwares da página manualmente você pode usar o SiteLock, esta ferramenta faz varreduras diárias nos arquivos do seu website a procura de Malware.

Segue o mesmo princípio de um antivírus porém para sites, caso não seja possível remover o Malware de imediato será enviado a quarentena.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a remover o alerta de Malware do Google, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer saber mais? Curta nossa página no Facebook, e acompanhe mais conteúdos como este em nosso blog.

Fonte: https://www.secnet.com.br/blog

Receba dicas de Marketing Digital e E-commerce!