Turbine o E-commerce

Conhecendo o Sistema de Faturamento em seu BackOffice

Acesse seu Back Office e navegue na opção Vendas, Temos algumas funcionalidades como :

Ciclo de faturamento : >> Pedido >> Faturas >> Entregas >> Reembolsos >> Transações >> E Outras.

Vou citar os 4 primeiros passos que é essencial para operações de vendas com o E-commerce ( Pedido – Faturas – Entregas ).

1 – Cadastre-se em sua plataforma como cliente para comprar e faça um pedido de compra, realize o fechamento na tela de

One Checkout. Obs, não realize o pagamento para este pedido, é apenas uma simulação de venda.

2 – Veja os e-mails que a loja dispara para o cliente comprador. Até o pagseguro/outro faz disparo de e-mails dizendo que o pagamento foi ou não pago. ( Se atente a isso, pois é a partir deste momento que você fara/não o envio do produto ). Se a compra for paga através de boleto bancário ou transferencia, voce deve tirar um extrato de sua conta para saber se o pagamento foi realizado e então deve despachar o produto. Caso pagamentos não seja compensados, voce pode informar através de BackOffice o comprador que não teve sucesso, ou tente tratar o pagamento de outra forma ! 

3 –  A ) Na tela de pedido voce tem a opção de escrever algum comentario e enviar ao seu cliente no transito de faturamento de pedido.
        Veja que tudo que é escrito em comentários tem uma opção que fica salvo no back office e podera ser lido quantas vezes quiser quando o cliente estiver logado na loja vendo o histórico de seus pedidos.
        Utilize os botões de impressão para ver como funciona em papel.
        
     B ) Após faturar é gerado a sua fatura com dados do pedido, nesta tela também é possivel enviar comentários ao cliente através de e-mails.
     C ) Na tela de entrega é possivel enviar dados de rastreamento da mercadoria, junto com os dados de pedido/fatura.
     D ) Na tela de reembolso fica registrado os reembolsos feitos para pedidos já faturadados com seu ciclo/status estando fechado. 
     E) Na tela de Reembolso é listado os reembolsos já feitos antes na tela de pedidos. Os reembolsos só podem ser feitos para pedidos já finalizados e  pelos seguintes processos ( pedido – fatura – entraga ). 

Segue figura ilustrativa :

backoffice

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Para conseguirmos entender como tudo funciona no Magento, precisaremos compreender por que existem dois campos: Status e State.
 Qual a diferença? O que significam?

Os States no Magento são basicamente os status do processo de cada pedido, porém ele é utilizado apenas pelo sistema interno do Magento, ou seja, esta informação não fica disponível para o cliente no front-end da loja. Serve para indicar ao Magento qual o real Status do pedido.

No Magento existem 8 (oito) States que não podem ser modificados e não é possível criar novos.

( New – Pending – Processing – Complete – Closed – Canceled – On Hold  – Payment Review ) 

* New (new): Este state é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar;


* Pending Payment (pending_payment): Quando utilizamos um gateway como forma de pagamento, o pedido passa de new para pending_payment;

* Processing (processing): Este state é aplicado para qualquer pedido que venha a ter uma fatura ou um envio gerado. Todo pedido que seja faturado ou seja criado uma nota de entrega fica com este state no Magento;

* Complete (complete): Quando um pedido é faturado e também entregue ele passa a ficar com o state complete, que significa que o pedido está completo e não há mais o que fazer com ele;

* Closed (closed): O pedido entra com o state closed quando uma nota de crédito é criada no valor integral do pedido. Basicamente quando o pedido for estornado;

* Canceled (canceled): Como o próprio nome diz os pedidos cancelados passam a ter o state canceled no Magento;

* On Hold (holded): Pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este state. Um exemplo prático é quando o mesmo é pago com boleto bancário.

* Payment Review (payment_review): O pagamento do pedido está sendo revisado.

Sempre que surgir um novo pedido em sua plataforma, você deve ficar atento ao States e conforme a rotina de faturamento vai dando andamento. Você fatura o seu pedido e depois gera a entrega.

Bom, após entender o que é e qual o fluxo dos States no Magento, precisamos entender o por que existem também os Status:
Os Status dos pedidos no Magento, nada mais são do que as labels ou etiquetas dos States dos pedidos no Magento, ou seja, é o que será mostrado para o cliente no front-end da loja.
Vamos tomar como exemplo o State New. Por padrão no Magento o State New tem o Status Pending associado á ele, ou seja, para o Magento o importante é saber que o state do pedido está como New,
mas o cliente vai visualizar o status do pedido, neste caso Pending (Pendente).

Basicamente os Status são filhos dos States os quais podemos ter vários Status associados á um mesmo State. 
Vamos supor que você não queira que quando um pedido entre em sua loja Magento o cliente visualize Pending (Pendente) no painel de cliente, mas sim Recebido e Sendo Analisado.
Bastaria você criar um novo Status no Magento chamado Recebido e Sendo Analisado e associar ele ao State New. 
Feito isso, você pode ir no método de pagamentos que você utiliza em sua loja e configurar que o Status de novos pedidos seja este novo que acaba de ser criado e não mais Pending (Pendente).

Agora coloque em pratica.

Obrigado.  

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