Marketing Digital

Controle o custo por lead (CPL) em campanha de Facebook

Você mensura o seu custo por lead (CPL) nas campanhas de obtenção de cadastros no Facebook? 

Gerar um grande número de leads pode parecer um bom objetivo para qualquer negócio, principalmente negócios imobiliários, mas saber como estes leads estão sendo conquistados, quem eles são e quanto cada um está custando é essencial para o bom desempenho e um bom ROAS. Em outras palavras: controle o custo por lead para não gastar dinheiro a toa! 

O que é o custo por lead?

O custo por lead (CPL) é uma importante métrica do marketing digital que indica o valor que você gasta ao obter cada cadastro. Otimizar este valor significa uma melhor performance das campanhas e resultados no Facebook. 

O próprio Facebook faz o valor do cálculo do custo por lead, que é bem simples, dividindo o valor total da campanha pelo número de leads, Por exemplo: Se você investiu 10 mil reais em uma campanha e gerou 5 mil leads, cada lead custou 5 reais.

Como controlar o custo por lead?

Diversas medidas podem ser tomadas para ter em mãos o controle de custos e resultados dos leads obtidos através do Facebook.

“Separamos 5 passos, por ordem de importância, para ter como regra na produção, mensuração e controle de custo por lead da campanha de obtenção de leads no Facebook Ads.”
– jR Sganzerla

1- Tamanho de verba x o tamanho do público

É possível, dentro da própria ferramenta, fazer uma projeção de mídia para obter o CPL ideal e ter esta média como parâmetro, não deixando o valor ultrapassar. 

Para isso, basta criar uma nova campanha de obtenção de leads no Facebook business, configurar o público definido, inserir o orçamento que tem disponível para a campanha e o Facebook disponibiliza o público em potencial, o alcance e a projeção de leads diários. 

Com estes dados em mãos, é possível estimar custo por lead (CPL).

2- Qualidade no criativo

Anúncios que chamam atenção na mensagem e imagem colaboram para um índice de qualidade mais alto e com isso a entrega é otimizada, pois o Facebook dá preferência para anúncios que seguem suas diretrizes, seus guias e tem melhor aceitação pelo público. Quanto mais o público interage com o anúncio, mais ele tem impressões e o seu custo diminui.

3- Gatilho no texto

Escrever para vender é ter um conhecimento profundo sobre quem é a pessoa que está recebendo sua mensagem. Focar no problema no cliente, apresentar a solução e ter um apelo forte na comunicação é o ponto chave para “pescar” o consumidor. Não adianta ter um produto ou serviço fantástico se sua mensagem não está conectada com o que o público-alvo deseja e não ofereça alguma oportunidade a ele. Elas precisam se sentir parte da história que você está contando a elas e saber que podem ter benefícios com seu produto. 

4- Segmentação 

Em tratando-se de mídia, a segmentação do público-alvo é um dos pontos mais fortes para o controle do custo por lead, por isso é tão importante conhecer o público disponível no Facebook, traçar o público ideal e uma persona para seu produto.

Agora é partir para a estratégia, se você quer quantidade de leads, a campanha deverá ser mais ampla e o CPL acaba ficando mais baixo, já se você quer leads mais qualificados e próximos do seu público ideal, a segmentação é mais avançada e restrita e o CPL é mais alto. 

5- Look a Like e Remarketing

Com os passos anteriores se encaixando e rodando bem, o quinto e último passo que temos para compartilhar e resultar em um bom custo por lead é investir em campanhas de Look a Like e Remarketing. 

Os dois são “listas” de público no Facebook, referente a históricos de campanhas. O Look a Like busca pessoas semelhantes às que já interagiram e tomaram ações em seus anúncios, por isso é tão importante os 4 passos anteriores, pois quanto mais acertar neles, mais acertará no público semelhante, ou seja, Look a Like. 

Já o Remarketing reimpacta os públicos que você pode determinar, como acessos a site e interação com campanhas. Neste caso, o apelo do reimpacto, ou seja, os itens 2 e 3, também contam muito. 

Na sua estratégia de marketing digital está o controle do custo por lead? Para saber mais sobre como obter leads qualificados e manter um bom CPL e desempenho, converse com a gente e conheça nosso processo de monitoramento de campanhas de leads.

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