Tutoriais

Dicas de marketing digital para lojas virtuais

1 – MIDIAS SOCIAIS

Utilizar bem o twitter, o facebook, o slide share (para slides), o sound cloud (para podcast em mp3), o youtube e as diversas outras mídias sociais é fundamental para o aumento das vendas da sua loja virtual. Você faz isso da forma correta?  A produção de conteúdo relevante (em alguns casos usar conteúdo bem humorado é interessante) é imprescindível. NUNCA DEIXE SUAS MÍDIAS PARADAS NO TEMPO

O brasileiro é um povo que gosta muito de navegar na internet, hoje somos o país com maior consumo individual de internet domiciliar, tanto em tempo de navegação quanto em média de páginas por pessoa. As redes sociais são um fenômeno que veio para ficar. O Google aponta que 57% dos internautas brasileiros entram diariamente em redes sociais.

Atue nas redes sociais de duas formas: uma como agente de vendas, complementando o comércio eletrônico tradicional. As ações de divulgação nas redes sociais geram mais acessos na loja, criando um maior potencial de vendas. Conhecendo melhor o consumidor, pode-se criar estratégias direcionadas a ele.

Behance Blogger Facebook Flikr Google Plus Skype Twitter Youtube

A segunda forma é como atendimento personalizado ao cliente. É muito comum os clientes utilizarem as redes sociais para tirar dúvidas, fazer reclamações ou elogios de serviços. Portanto é muito importante estar junto com o cliente nessa hora, pois uma reclamação no Twitter ou facebook pode acabar com a imagem de uma empresa na internet em pouco tempo.

 

2 – GOOGLE ADWORDS

Links patrocinados é algo interessante porém tenho além dos links patrocinados você deverá ter um objetivo claro dizendo o que vai fazer com o público que clicar no link (Esse é um erro de muitas empresas).

Ex: Ele clicou e ai? Vai comprar em seu e-commerce? Vai deixar o e-mail? Vai assistir um vídeo interessante? Vai entrar para suas mídas sociais?

Planejar bem as ações em links patrocinados e mensurá-las é essencial em qualquer situação.

 

3 – BLOG

O blog é uma ferramenta e tanto, pois ela permite que você melhore o posicionamento da sua marca na web, crie relacionamento com seus visitantes (respondendo, perguntando e conversando com eles), um blog transmite confiança e cria respeito para você ou sua marca e gera vendas em sua loja virtual.

O blog deverá ser atualizado pelo menos uma vez por dia e deve conter conteúdos relacionados ao seu negócio.

Ex: Se você vende piscinas pode falar sobre:

“Porque usar filtro solar”

  • “As 10 maiores piscinas do mundo”
  • “Como evitar acidentes próximos as piscinas”
  •  ”Natação, um santo remédio para a 3 idade”

O importante é sempre produzir algo relevante ao seu público alvo. Isso é ótimo

 

4 – E-MAIL MARKETING

A taxa de conversão de adwords é de 0,5 a 1% em alguns casos (pode aumentar um pouco), porém a taxa de conversão de e-mail marketing chega a 10% a 20%. Você pode enviar promoções para clientes que já compraram em sua loja virtual e eles irão com certeza retornar.

O segredo do e-mail marketing não é comprar uma base de dados, mas formar a sua própria.

 

5 – PROMOÇÕES

Você faz promoções regulares e as envia para o e-mail dos seus antigos clientes? Isso é fundamental e se você segmentar tais e-mail elas vão “bombar” mais ainda.

Ser criativo e criar promoções para movimentar o seu e-commerce e assim aumentar suas vendas.

Que tal dar o frete para o seu cliente? Crie uma promoção tipo compre um e leve outro… Envie um cupom de descontos para todos os clientes. Crie um dia especial na semana onde todos poderão comprar em seu e-commerce com descontos. No aniversário do cliente dê a ele um brinde ou um desconto diferenciado.

 

6 – OTIMIZAÇÃO SEO

A otimização do seu site para os buscadores “SEO” (Search Engine Optimization) é muito interessante pois assim você irá receber visitas de pessoas que pesquisam  (no google, bing, etc.) por palavras que o seu site possui. 

Melhorar o posicionamento das palavras chave do seu site vão lhe ajudar a aumentar as visitas orgânicas (não pagas) e assim você além de economizar uma fortuna vai ganhar uma bela grana. Vale a pena investir em SEO para que a sua loja virtual deslanche nas vendas.

 

7 – COMPARADORES DE PREÇOS

Você já pensou em anunciar os seus produtos no buscapé, jacotei, BondFaro, zurra, etc. Esses comparadores de preços são muito utilizados por pessoas que possuem lojas virtuais. Normalmente os clientes buscam lojas com preços baixos, lojas confiáveis, entrega rápida e promoções. Defina sua estratégia e utilize esses comparadores de preços (eles normalmente funcionam como o google adwords, você paga pelo clique)

 

8 – LOGÍSTICA

Surpreender um cliente sempre gera uma imagem positiva da empresa, por isso procure trabalhar sempre no menor prazo possível para realizar a entrega do pedido, mas nunca informe no site um prazo que você não possa atender.

Prefira exibir no site um prazo de 4 dias, mas entregar em 3 do que exibir 2 dias e entregar em 5 dias. Além de perder credibilidade com o cliente por não cumprir o que estava estabelecido, você acaba gerando um fluxo desnecessário no seu SAC para responder perguntas do tipo: – Por que meu produto não chegou ainda?

Utilize preferencialmente os Correios, pois eles garantem entrega em todo o Brasil, com prazo e um preço bem acessível. Porém tenha sempre uma transportadora em segundo plano para operações de emergência em caso de greve nos Correios.

 9 – REDUZINDO O CHECKOUT DE 6 PARA 1 PASSO

O pagamento em 1 passo é uma tendência em diversos países porque simplifica o processo de fechamento do pedido transformando os 6 passos de um checkout tradicional em apenas 1, reduzindo o abandono de carrinhos.

Com este checkout, o cliente ficará apenas à um passo de finalizar sua compra. Endereço, forma de pagamento, forma de entrega, revisão do pedido, cupom promocional e outras informações serão preenchidas em uma única tela de forma simples, rápida e intuitiva.

10 – TECNOLOGIA

Para montar uma loja online de sucesso é imprescindível que exista um sistema robusto por trás, preparado para atender e suprir as necessidades da loja. Não só as necessidades atuais, mas também, as possíveis futuras necessidades, visando crescimento.

Robustez, segurança, infraestrutura, funcionalidades e relatórios devem ser avaliados ponto a ponto, outro fator importante a ser avaliado na hora de fechar o sistema é pré-disposição para SEO (Search Engine Optimization), onde priorizamos sistemas com url amigáveis, código em web standard e customização de títulos e palavras-chaves para cada página.

11 – ATENDIMENTO PERSONALIZADO E PÓS-VENDA

Conquistar um cliente não é uma tarefa fácil e isto envolve diversas variáveis que devem ser trabalhadas para agradá-lo: seja na experiência de compra, qualidade do produto ou atendimento personalizado.

Treine bem sua equipe de atendimento para ser paciente e contornar situações chatas com clientes. Nunca deixe um cliente esperar muito tempo por uma resposta e esteja sempre um passo a frente dele. Procure entender a necessidade do cliente na primeira oportunidade e sempre dê notícias positivas para solucionar o problema. Pode ter certeza que se esse cliente for bem tratado e o seu problema for resolvido, você além de ter um cliente fiel a sua loja, terá um marketing de graça, pois certamente ele fará uma propaganda positiva da sua loja para seus parentes e amigos.

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