Marketing Digital

Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia

Qual a importância da divulgação de produtos?

Independentemente de você vender em marketplaces, loja virtual ou outro canal de venda, fazer a divulgação de produtos é essencial para aumentar o volume de vendas do seu negócio. Em meio ao crescimento do Ecommerce nos últimos anos, comercializar produtos online sem fazer a devida divulgação é o mesmo que desperdiçar oportunidades valiosas nesse mercado em pleno crescimento.

Um dado que exemplifica bem o que estamos falando é que, só no 2º trimestre de 2022, o setor teve um faturamento de R$ 38,4 bilhões. Essa quantia representou um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da Neotrust.

Por isso, se você tem um negócio online e sente que os produtos estão acumulando no estoque ou que simplesmente poderia vender mais, reavalie a maneira como está fazendo a divulgação dos seus itens…

É claro que existem algumas ações tradicionais que dão resultados incríveis na hora de aumentar a taxa de conversão da empresa. Contudo, existem outras iniciativas que podem ser o diferencial que você está precisando para a divulgação de seus produtos.

A seguir, vamos apresentar como você pode fazer isso da melhor maneira possível, mesclando iniciativas mais comuns com outras que podem levar o seu negócio a um outro patamar. Vamos lá?

“Está etapa é muito importante para decolar o seu ecommerce e ter vendas em sua loja virtual.”
– Júnior Sganzerla

Como fazer divulgação de produtos?
As possibilidades são bem amplas quando falamos em divulgação de produtos. E isso abrange tanto o ambiente digital quanto o físico, sabia?

 

Bom, sem mais enrolação, vamos aos tópicos sobre como fazer divulgação de produtos. Veja abaixo:
 

1. Conheça bem o seu público

Não dá para pensar em divulgação de produtos sem considerar quem é o público que poderá comprá-los, concorda? Para fazer isso, o melhor caminho é conhecer o público do seu negócio.

Aqui no Ecommerce na Prática, quando falamos nesse tema, não estamos nos referindo ao público-alvo, mas sim à persona da sua empresa.

Na prática, a persona nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, quem é o seu consumidor, como ele pensa, como se comporta, o que busca em termos de produtos e serviços, etc.

A partir do momento que você conhece a persona do seu negócio, será mais fácil criar uma campanha de marketing ou qualquer outra iniciativa para fazer a divulgação dos seus produtos. Isso porque você vai falar e atingir as pessoas certas, aquelas realmente interessadas nos itens à venda da sua loja virtual.

2. Elabore um plano de marketing

O plano de marketing é um documento em que serão inseridas todas as informações necessárias para o time da área alcançar com sucesso o objetivo traçado. Ou seja, a divulgação de produtos.

Sendo assim, saiba que você, ou o gestor de marketing, vai precisar estabelecer metas realistas, definir um orçamento para as ações de divulgação e criar um cronograma para que o documento fique bem completo.

Se você quiser saber mais detalhes sobre como elaborar um plano de marketing, sugerimos a leitura do artigo: Plano de Marketing: o que é e como fazer um para o seu negócio. Temos certeza que este conteúdo vai te ajudar!

3. Aproveite todo o alcance das redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela All iN, em parceria com a Opinion Box, 87% dos consumidores fazem compras online e 75% deles usam as redes sociais para buscar produtos.

E o que esses dados significam na prática? Que a sua empresa precisa estar presente nesses canais na hora de fazer a divulgação de produtos. Seja no Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter, enfim…

O importante é falar sobre os produtos onde os seus clientes estão – inclusive, ressaltamos novamente a importância de ter a persona bem definida neste momento. É isso que vai te ajudar a entender os canais que os seus clientes preferem. Fique atento!

Ah, outro ponto importante: crie um planejamento estratégico para as redes sociais. Essa iniciativa é perfeita para você trabalhar de maneira organizada e não perder nenhum horário bom para fazer publicações.

Aproveite para ler também: Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

4. Crie anúncios online

Já que o seu foco é atrair pessoas para o seu site de vendas na divulgação de produtos, você precisa fazer anúncios. Para isso, você pode contar com ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads.

No Google Ads, é possível criar anúncios de produtos que podem ser veiculados na Rede de Pesquisa, na Rede de Display, em Campanhas Locais, Youtube e Google Shopping.

Já no Facebook Ads, você consegue anunciar seus itens tanto no Facebook quanto no Instagram. Os anúncios podem ser bem segmentados e em diferentes formatos, como vídeos, imagens e formulários.
Falamos mais sobre ambas as plataformas em “Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor?”. Leia quando puder!

5. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto estão entre os benefícios que mais atraem os consumidores e, por isso, não podem ficar de fora da sua estratégia de divulgação de produtos. Mas como eles funcionam na prática?

Antes de qualquer coisa, o cliente precisa ter acesso ao código que compõe o cupom de desconto. Lembrando que cada cupom possui as suas respectivas regras de utilização, certo? 

Normalmente, o indicado é que eles tenham um limite (como “para compras acima de R$ 150”, por exemplo) e um prazo para acabar. É esse prazo que vai estimular o cliente a comprar para não perder o benefício.

Depois, o consumidor escolhe o produto que deseja e, já na página de checkout, insere o código do cupom de desconto. Ao concluir essa ação, o preço total da compra é automaticamente atualizado. Simples, não é verdade?

6. Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores têm um forte potencial para ajudar a aumentar não só o alcance de produtos, mas de uma marca como um todo. Isso porque os consumidores gostam de receber dicas e saber a opinião dessas personalidades quando o assunto é compra de produtos e serviços. 

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa da Influency.me, 40,4% das grandes empresas têm investido em marketing de influênciaAlém disso, 26% das microempresas, 8,3% das médias e 15,4% das pequenas empresas também apostam no trabalho dos influenciadores.  

Percentuais bem interessantes, não acha?

Sendo assim, descubra quais são os influenciadores que abrangem o seu nicho de mercado, analise quais deles fazem mais sentido na hora de divulgar os seus produtos e tente estabelecer uma parceria com eles. 

7. Não se esqueça do e-mail marketing

Apesar de existir há um bom tempo e talvez já ser esquecido por algumas empresas, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para a divulgação de produtos. 

Por meio dele, você consegue estabelecer uma comunicação direta com os consumidores, estreitando mais a relação com eles. Isso é ótimo não apenas quando falamos de vender produtos, mas cativar os clientes de alguma forma. 

Basta você ter um email profissional para a sua empresa e contar com uma ferramenta de disparo de e-mail marketing. Falamos tudo sobre isso no artigo “5 Ferramentas de E-mail Marketing Gratuitas” no artigo: Vale a pena a leitura!

8. Otimize o seu site para os mecanismos de busca

Essa prática é conhecida no mundo do marketing digital a partir das estratégias de SEO. Já ouviu falar sobre o tema? Pois bem…

A otimização dos mecanismos de busca é uma das principais maneiras de você gerar tráfego orgânico e qualificado para a sua loja virtual. Os resultados, no entanto, não são imediatos e levam alguns meses para aparecer. 

De qualquer forma, se você quer ampliar de uma vez por todas a chance de aumentar as vendas dos seus produtos, esta é uma iniciativa que não pode ficar de fora das suas estratégias. 

Ter a sua empresa no topo da primeira página do Google é um diferencial e tanto para os negócios… Fique atento a isso

9. Analise como a concorrência faz divulgação de produtos

Já parou para observar como a concorrência está fazendo a propaganda de produtos? Se não estiver atento a isso, é bom mudar de estratégia…

Quando você analisa os concorrentes, fica muito mais fácil entender o que eles estão fazendo que está dando certo e o que não está gerando resultados tão bons assim.

A partir disso, dá para você discernir o que poderia também ser aplicado nas estratégias de divulgação de produtos da sua empresa.

E vale ressaltar que, nesse caso, não estamos sugerindo que você deve copiar os seus concorrentes, apenas se inspirar em suas ideias e entender o que pode, ou não, funcionar para o seu negócio. Pense nisso!

10. Invista em mídia offline também

Pode parecer um pouco contraditório falar em divulgar produtos vendidos online a partir de iniciativas offline, não é mesmo? Mas não é… Você pode impactar potenciais compradores tanto no ambiente digital quanto no físico

Imagine que você tenha uma loja virtual de sapatos sociais. E, na sua cidade, existe um bairro repleto de escritórios  de companhias que recebem centenas de funcionários diariamente. Por que não apostar em um outdoor por lá para divulgar seus produtos, por exemplo?

Na verdade, você pode – e deve – ir além… Se fizer sentido para o seu negócio, faça a integração desses dois tipos de mídia. Certamente a divulgação de produtos do seu negócio vai ganhar atingir um outro patamar.

11. Monitore os resultados

Já falamos em diversos artigos aqui do blog do Ecommerce na Prática o quanto o monitoramento dos resultados é algo imperativo para quem vende online

Hoje, existem diversas maneiras de monitorar o desempenho de ações e você, que quer ter sucesso em sua divulgação de produtos, não pode ignorar isso. A principal ferramenta nesse sentido é o Google Analytics

Por lá, uma série de dados são coletados e transformados em relatórios nos quais você pode visualizar diretamente no painel da ferramenta de maneira intuitiva. Isso é, basicamente, trabalhar de forma orientada à análise de dados – o que chamamos de Data Driven Marketing. 

 

Comentários (4)

  1. Pablo Villasp
    9 de dezembro de 2019 Responder

    Este conteúdo é essencial para qualquer lojista que quer ter sucesso em vendas no varejo online. Muito bom !

    • Pablo Villasp
      9 de dezembro de 2019 Responder

      Com certeza todas as opções deve ser executadas…

  2. Pablo Villasp
    9 de dezembro de 2019 Responder

    É impossível obter resultados só criando a loja virtual, já li muito sobre esse tipo de conteúdo.

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