Agency SEO

Google Analytics: o que é

OGoogle Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados. Apesar de hoje ser quase uma regra ter o Google Analytics configurado, ainda é possível encontrar muitas empresas que não exploram o potencial dessa ferramenta. Neste artigo, vamos conferir a importância de uma análise periódica e como iniciar essa prática. Você vai saber como configurar a ferramenta e utilizar todo o seu potencial, incluindo a automatização de relatórios e dicas para extrair dados melhores e mais úteis para o seu negócio. Confira ainda dicas de especialistas e as informações sobre o Google Analytics 4, que será a versão única a partir de 2023.

“O Google Analytics é uma importante ferramenta de análise para monitorar com eficiência sua atuação online e traçar estratégias consistentes para o seu negócio”
– Herbert

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo. Algumas de suas vantagens são: facilidade para configurar, integração com outros serviços do Google, como Ads e Search Console, e uma versão gratuita muito completa. Com a ferramenta instalada corretamente, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados. A seguir, confira alguns motivos para começar a usar a ferramenta.

3 motivos para usar o Google Analytics

Com certeza existem mil e uma perguntas que você se faz todos os dias sobre seu negócio ou seu blog. Muitas delas podem ser facilmente respondidas simplesmente abrindo o Google Analytics. Dados sobre tráfego da sua página, localização dos seus visitantes, canais de origem e informações em tempo real do que está acontecendo no seu site são uma fração do que pode ser conferido na ferramenta. Acompanhar o comportamento do seu público-alvo é importante em diversos níveis, mas vamos apontar por aqui alguns exemplos relevantes para qualquer negócio:

1. Entender o melhor horário para suas ações

Saber os dias do mês, da semana ou até mesmo as horas que seus visitantes mais se engajam com o site. Com esses dados em mãos, além de poder programar ações é possível saber também o que não fazer nos momentos de pico, como uma atualização de site que atingirá boa parte de seus usuários.

2. Descobrir causas para abandono do seu site

Analisar a taxa de rejeição. Ou seja, quantos dos seus visitantes abandonam seu site sem ao menos interagir com ele. Se você vende um serviço e seu site não está gerando vendas, você já sabe que tem alguma coisa errada, mas, analisando esse dado, fica mais fácil entender se o problema está na página ou no produto em si.

3. Compreender quais os dispositivos utilizados por seus visitantes

Hoje é imprescindível que suas páginas estejam otimizadas para dispositivos móveis. Essa é inclusive uma das questões que podem prejudicá-lo nos resultados de busca, caso não esteja de acordo com as diretrizes do Google. Mas, além disso, é possível que você precise investir mais em mobile ao longo do tempo, ou até mesmo que, para o seu negócio, faça mais sentido desenvolver aplicativos ou ações para mobile e não mais para desktop. Analisando seu tráfego por meio do Analytics é possível saber qual dispositivo tem sido mais utilizado por seus visitantes para acessar seu site.

E o Google Analytics 4, o popular GA4?

Depois de praticamente 15 anos com o Google Analytics Universal rodando, o Google decidiu lançar uma nova versão. O GA4 é, agora a versão padrão do Google Analytics. Além de mudar toda a interface da ferramenta, ela muda algumas outras funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios.

O Google Analytics Universal é muito voltado e desenvolvido para sites. O mercado, por outro lado, cada vez mais possui aplicativos, com grandes marcas investindo pesado nessa frente. Portanto, o Google precisava se adaptar para que sua ferramenta funcionasse também para apps e o GA4 serve justamente para três frentes: app, web e App + Web.

A forma de coleta do GA4 é baseada em eventos. Em resumo, eles são as interações que o usuário executa em seu site ou app. Exemplos: clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site. Ou seja, todas as ações que o nosso usuário executa dentro do site ou app são eventos para a ferramenta. No GA4, tudo é baseado nisso e não no mais em pageviews.

O Google Analytics 4 vai ser a única versão disponível da ferramenta a partir de julho de 2023. Nós convidamos o Gustavo Esteves, da Métricas Boss, para explicar tudo sobre o GA4 em um guia completo, que você pode ler aqui. Neste post que você está lendo, trazemos informações de configuração e uso para a versão universal, que ainda é a mais comum no mercado. Então continue lendo!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *